FEIJÃO AZUKI

20/06/2023

Nome científico: Vigna angularis (Willd.) Ohwi & H. Ohashi.

Família: Fabaceae.

Sinônimos botânicos: Azukia angularis (Willd.) Ohwi, Dolichos angularis Willd., Phaseolus angularis (Willd.) W. Wight.

Outros nomes populares: azuki, feijão-vermelho, Azuki, chi dou e hon g xiao dou (espanhol), adzuki (francês), haricots adzuki (inglês)

Constituintes químicos: cálcio, fósforo, ferro, fibras, lipídios, glicídios, proteínas, vitamina B1, vitamina B2, niacina, vitamina C (ácido ascórbico).

Propriedades medicinais: diurética, nutritiva.

Indicações: carência de nutrientes (cálcio, fósforo, ferro e vitaminas do complexo B), convalescentes, aumentar a diurese, rins.

Parte utilizada: sementes

Requisitos ecológicos: A faixa de temperatura ideal para o crescimento do feijão azuki é entre 15°C e 30°C. A cultura não é resistente à geada e precisa de temperaturas do solo acima de 6-10°C (30° -34°C ideal) para germinar. As altas temperaturas estimulam o crescimento vegetativo e, portanto, são menos favoráveis para a produção de ervilha. O feijão azuki geralmente não é irrigado.

Produção: A semeadura das ervilhas ocorre em 2–3 cm de profundidade em fileiras com 30–90 cm de distância e 10–45 cm dentro da fileira. Raramente as sementes são semeadas por radiodifusão. A quantidade de sementes varia entre 8–70 kg / ha. O crescimento da cultura é lento, portanto o controle de ervas daninhas é crucial principalmente entre a germinação e a floração. Os sistemas de cultivo diferem amplamente entre os diferentes países.

Pragas e doenças: As doenças fúngicas e bacterianas do feijão azuki são o oídio, a podridão parda do caule e a praga bacteriana. Além disso, pragas como a lagarta adzuki, a broca-manteiga japonesa e a lagarta atacam a cultura. O gorgulho do feijão é uma importante praga de armazenamento.

Botânica: A descrição do feijão adzuki pode variar entre os autores porque existem formas silvestres e cultivadas da planta. O feijão adzuki é uma erva anual, raramente bienal, ereta ou entrelaçada, geralmente entre 30 e 90 centímetros de altura. Existem formas trepadeiras ou prostradas da planta. O caule é normalmente verde e esparsamente piloso.

Raízes: O feijão azuki tem um sistema radicular do tipo raiz principal que pode atingir uma profundidade de 40–50 cm a partir do ponto de germinação da semente.

Folhas: As folhas do feijão azuki são trifolioladas, pinadas e dispostas alternadamente ao longo do caule em um pecíolo longo. Os folhetos são ovais e têm cerca de 5–10 cm de comprimento e 5–8 cm de largura.

Flores: As flores Adzuki são papilionáceas e amarelas brilhantes. A inflorescência é um falso racemo axilar que consiste de seis a dez (duas a vinte) flores.

Frutas: Os frutos do Adzuki são lisos, cilíndricos e de paredes finas. A cor das vagens é verde, passando de branco a cinza à medida que amadurecem. O tamanho é entre 5–13 cm x 0,5 cm com 2 a 14 sementes por vagem. A quebra de vagens durante o amadurecimento e colheita das sementes pode ser uma dificuldade em certas condições.

Sementes: As sementes são lisas e subcilíndricas com comprimento de 5,0-9,1 mm, largura de 4,0-6,3 mm e espessura de 4,1-6,0 mm. O peso de mil grãos está entre 50 e 200 g. Existem muitas cores de sementes diferentes, do marrom ao preto azulado com manchas de palha.

redebartonascomunidades@gmail.com
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora